Lojistas devem ter estratégia, ferramentas adequadas, focar na equipe e na gestão Você trabalha em uma loja de calçados e roupas? Está visando aumentar seus lucros? Se você é lojista e tem esse objetivo, está no lugar certo! Afinal, não...
Lojistas devem ter estratégia, ferramentas adequadas, focar na equipe e na gestão
Você trabalha em uma loja de calçados e roupas? Está visando aumentar seus lucros? Se você é lojista e tem esse objetivo, está no lugar certo!
Afinal, não há mal nenhum em visar lucro. Em geral, todo lojista tem como objetivo ter ganhos com o negócio. Então, é preciso saber lucrar.
Você precisa otimizar processos e o trabalho. Desta forma, você pode obter lucro por meio dos seus esforços. Porém, deve saber que isso requer que você planeje muito.
Dito isso, vamos ao caminho das pedras…
Em primeiro lugar, vamos trazer os passos para aumentar o lucro na sua loja e terá a receita para poder melhorar seus resultados.
O primeiro ponto é ter uma estratégia. Portanto, você deve saber como se organizar para otimizar a empresa.
Em segundo lugar, você precisa de ferramentas. Afinal, só querer não é o bastante para alcançar os objetivos.
Também é importante que as ferramentas estejam corretas. Caso contrário, a estratégia pode não ser tão eficiente.
O terceiro ponto é equipe. Afinal, você deve considerar que o sucesso da loja de calçados e roupas depende não só da sua estratégia.
Na prática, o êxito depende de todo um time de vendedores. Junto a eles, também estão outros funcionários. Juntos, todos fazem a “roda girar”.
Por fim, o quarto ponto é a gestão. Na prática, isso significa acompanhar a forma de execução dos passos para alcançar os objetivos.
Agora, vamos entender melhor como cada passo funciona, no dia a dia…
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Em geral, é preciso considerar algumas áreas “chave” no processo em uma loja de calçados e roupas. A principal é a área de vendas.
Entretanto, este ponto exige cuidado, pois não adianta apenas vender. Neste aspecto, é preciso também levar em conta os valores e os resultados.
Ou seja, você deve considerar as despesas na hora de definir os preços. Você deve dimensionar as vendas junto aos resultados financeiros. Feito isso, você também pode calcular o potencial de venda da sua loja.
É possível concluir que o sucesso está no equilíbrio entre priorizar vendas e as questões financeiras.
Então, você precisa ficar de olho nas despesas com insumos, equipe, produtos. Ao mesmo tempo, deve garantir que as estratégias para vender tenham sucesso.
Para conseguir construir uma boa estratégia para lojas de roupas e calçados, a ferramenta ideal é um sistema focado neste setor. Assim, você consegue resultados mais precisos.
Exemplo disso é o sistema ERP especialista em lojas de calçados e roupas da Data System. Com ele, é possível ter indicadores precisos para trabalhar nos objetivos.
Afinal, tão importante quanto ter foco e uma boa equipe, é ter uma boa ferramenta. Então, não corra o risco de tomar decisões erradas. Reúna todas as informações sobre o seu negócio!
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Tendo todos os indicadores, você consegue trabalhar estratégias diversas. Entre elas, está a de ticket médio. Pois ao saber deste dado, você consegue fazer um plano de pagamento e prever os mais diversos cenários.
Por exemplo, você consegue saber quantos clientes pagam à vista ou a prazo. Também é possível saber quanto você vende com cada tipo de pagamento.
É possível monitorar o ticket médio de vendas feitas à vista através de meios eletrônicos, por exemplo. Neste caso, você consegue perceber a importância de investir nestas opções.
Em geral, quando o consumidor não usa dinheiro vivo para pagar a compra, ele tende a gastar mais. A tendência também é maior quando há possibilidade de parcelar.
Ao fazer esta compra, você consegue entender qual plano ajuda seus clientes a gastarem mais em sua loja. Seja comprando mais vezes ou mais produtos de uma vez só.
Ao monitorar o ticket médio, você consegue criar estratégias para aumentar o faturamento.
Isso significa que, ao saber se você vende mais à vista ou a prazo e com quais condições, você consegue atrair e fidelizar os clientes.
Com isso, você acaba vendendo mais. Além disso, você pode reduzir as despesas e equilibrar ainda mais as contas.
Em seguida, você deve focar na gestão financeira da sua loja. Uma opção é olhar para os recebíveis e negociar para trazer isso para a venda à vista.
Esse é um dilema entre os vendedores, devido ao pagamento de juros. Entretanto, geralmente os vendedores acabam dando desconto à vista, mas, na prática, isso pode representar uma perda.
Quando se trabalha com parcelas em cartão de crédito, você também paga uma taxa para a financeira para receber todo o valor. Então, a antecipação de recebíveis equaciona esta conta.
O segundo caminho é ter funding. Ou seja, captar recursos para ter caixa necessário para não precisar buscar esse recurso fora e bancar o parcelamento. Entretanto, isso exige capital de giro mais alto.
Em seguida, no fundamento da equipe, você deve escolher os indicadores para trabalhar com o time de vendedores. Por exemplo, você pode optar por trabalhar ticket médio e plano de pagamento.
Você faz treinamento de vendas, conhecimento de produto e da loja com a equipe com base nestes indicadores.
Para esse trabalho, é preciso usar as ferramentas certas para passar as informações de forma correta.
Além disso, a ferramenta adequada também ajuda a monitorar os resultados e, como consequência, alavancar o faturamento.
Com isso, você consegue notar a redução de despesas fixas, formas de antecipação e o sistema te ajuda a fazer as contas certas para melhorar os resultados.
Desta forma, as ferramentas corretas te auxiliam a fazer uma boa gestão. No caso de loja de roupas e calçados, opte por um sistema especializado neste setor.
Afinal, uma ferramenta que não foi feita para o seu tipo de negócio não trará resultados personalizados. Por outro lado, quando você usa um sistema específico, seus indicadores são assertivos.
Assim, você consegue aumentar o lucro da sua loja de roupas e calçados com segurança!