Existem muitas formas de empreender e uma das que vem ganhando força nos últimos anos é a de vender pela internet. Se, depois de muito pesquisar, você também decidiu que esse é seu ramo, chegou a hora de planejar sua...
Existem muitas formas de empreender e uma das que vem ganhando força nos últimos anos é a de vender pela internet. Se, depois de muito pesquisar, você também decidiu que esse é seu ramo, chegou a hora de planejar sua estratégia para que você possa estruturar um negócio promissor. Por isso, neste artigo, vamos apresentar cinco dicas sobre como ter uma loja virtual de sucesso.
Para muitas pessoas, pode parecer que é apenas se cadastrar na plataforma que for usar para fazer as vendas online e pronto. Entretanto, para que sua nova empresa possa prosperar, é preciso estruturar algumas coisas antes de, finalmente, colocar a mão na massa e criar uma loja virtual.
Está pronto para saber como planejar alguns aspectos fundamentais para ter um e-commerce rentável a longo prazo?
Tão primordial quanto decidir que vai abrir um e-commerce é saber o que você vai vender. Para facilitar, a dica é escolher artigos com os quais você tenha familiaridade e goste de trabalhar. Assim, seu dia a dia será mais leve e você terá mais facilidade para lidar com fornecedores, seja avaliando a qualidade dos produtos ou negociando os preços.
Outro conselho é o de escolher produtos nichados. Isso significa que você deve vender produtos bastante específicos. Dessa forma, a chance de que você tenha concorrentes muito grandes diminui.
Portanto, se você pensa em vender biquínis, por exemplo, pode pensar em se especializar em moda praia plus size com tecidos resistentes à água com cloro e com sal. Este é apenas um exemplo, mas a ideia é que você encontre um nicho onde possa se destacar.
Juntamente com a definição dos produtos que vai vender, você precisa estabelecer qual público pretende atender em sua loja virtual. Dessa forma, você saberá exatamente as peculiaridades para conversar com essas pessoas e atendê-las com seus produtos, publicidades e comunicações da forma mais efetiva possível.
Para isso, não basta apenas definir dados demográficos. Você precisa criar as personas do seu negócio. Ou seja, você vai criar perfis dos seus clientes ideais, com informações como sexo, idade, profissão, renda, mas também sonhos, dores, hábitos e hobbies.
A próxima etapa é a de definir como você vai criar o site da sua loja virtual. É possível criá-lo do zero com a ajuda de um desenvolvedor, mas essa opção costuma ser mais cara e dá menos autonomia ao lojista. Toda vez que uma alteração precisar ser feita, vai ser necessário pedir ajuda ao profissional que criou o site.
Uma opção mais barata e prática é a da plataforma de e-commerce. Por meio desse serviço, você consegue montar sua loja virtual, mesmo sem experiência nenhuma. Além disso, você poderá, facilmente, integrar meios de pagamento, de envio, marketplaces e redes sociais ao seu negócio.
Um ponto para ter em mente na hora de definir qual serviço você vai contratar é que não existe a plataforma de e-commerce perfeita, mas a que vai se adaptar melhor às suas necessidades. Por isso, entenda o que é importante para seu negócio e pesquise o que cada uma das empresas pode te oferecer.
Converse com outros lojistas e pergunte o que acham da plataforma que usam. Além disso, existem alguns serviços que permitem que você teste o sistema por alguns dias gratuitamente. Essa pode ser uma boa forma para saber se você se adapta àquela plataforma de e-commerce pela qual se interessou!
Outro aspecto importante para quem se pergunta sobre como ter uma loja virtual de sucesso é o frete. Levar em conta os prazos e preços dos meios de envio na sua estratégia é fundamental para que os clientes tenham uma boa experiência em seu e-commerce.
Por isso, se você está abrindo sua primeira loja virtual, pode considerar estabelecer uma área de entrega menor, como apenas alguns bairros da sua cidade ou só seu próprio município. Dessa forma, você entende bem como vai funcionar sua logística e evita prazos muito demorados.
Isso é muito importante, porque o frete é uma questão bastante sensível para o consumidor online. Esse quesito costuma ser o maior responsável pelo abandono de carrinhos em lojas virtuais.
Assim como o frete, os meios de pagamento do seu e-commerce também vão influenciar diretamente na experiência de compra em seu e-commerce. Portanto, é preciso disponibilizar opções para atender a todos os perfis dos seus clientes.
Boleto bancário e cartão de crédito são meios indispensáveis na sua loja virtual. Alguns e-commerces também oferecem transferência bancária, mas você precisa ter alguns cuidados extras, como cobrar o comprovante dos seus clientes.
Você também precisa observar que meios de pagamento vão te oferecer condições melhores. Veja quais são as melhores taxas e prazos para recebimento de cada empresa que se integra à sua plataforma de e-commerce e escolha as que se adaptarem melhor à estrutura de custos do seu negócio.
Se você se pergunta como ter uma loja virtual de sucesso, essas dicas podem ajudar no pontapé inicial do seu negócio. Planejar sua estratégia é a melhor forma para garantir que, a longo prazo, você terá um e-commerce financeiramente sustentável.
E então, pronto para criar uma loja virtual de sucesso?