Reduzir os custos da operação da sua loja virtual traz inúmeros benefícios tanto para você, lojista, quanto para os seus clientes. Além de ser possível diminuir os gastos mensais do seu e-commerce e lucrar mais, você proporcionará uma experiência ainda...
Reduzir os custos da operação da sua loja virtual traz inúmeros benefícios tanto para você, lojista, quanto para os seus clientes. Além de ser possível diminuir os gastos mensais do seu e-commerce e lucrar mais, você proporcionará uma experiência ainda melhor aos seus consumidores. Sem dúvidas, uma das grandes maneiras de se destacar no mercado, que está cada vez mais competitivo. Para isso, existem algumas táticas e ações que merecem grande atenção e devem ser realizadas, a fim de que a redução dos custos aconteça.
No entanto, você pode estar inserido no seguinte cenário: Sua loja virtual foi lançada recentemente, seus gastos internos estão altos e você deseja diminuí-los. No entanto, o mercado digital ainda é uma novidade para você, em diversos aspectos, e não saber o que fazer para reduzir estes custos é completamente natural. Se atente ao conteúdo deste artigo e conheça 5 passos práticos para diminuir os custos sem que o seu e-commerce perca a qualidade operacional.
A primeira grande dica é investir na fidelização dos clientes. Mas você pode estar se questionando: O que isso tem a ver com a redução de custos das operações da minha loja? A resposta é simples. O processo de venda de clientes fidelizados exige um investimento menor em comparação com a atração e aquisição de novos consumidores. Portanto, sempre estimule a recompra.
Ao proporcionar uma boa experiência em todas as etapas da jornada de compra, você estará propiciando que aquele cliente se fidelize à sua marca. Isso envolve oferecer usabilidade e navegabilidade no seu e-commerce, cumprir com a prazo de entrega estipulado, enviar e-mails comunicando o status da entrega do pedido, preparar o pedido com capricho e cuidado e prestar assistência no SAC, de forma atenciosa e eficiente.
Além disso, é necessário criar um relacionamento com ele. Como por exemplo, através de um conteúdo interessante nas redes sociais e por meio de mensagens no pós-venda, querendo saber o que o consumidor achou do produto e se deu tudo certo. Este cuidado no pós-venda tornará as vendas mais quentes e contribuirá para o estreitamento do relacionamento entre a sua marca e o cliente.
Outro artifício que contribui para o aumento da recompra é oferecer vantagens na próxima compra: cashback, frete grátis em pedidos acima de determinado valor ou um percentual de desconto em itens específicos, são alguns exemplos. Através desta estratégia, o consumidor se sentirá presenteado e motivado para comprar novamente. No entanto, é importante estipular um prazo para a concessão do benefício e analisar se aquilo não trará prejuízos à sua loja.
Certamente, os produtos são um dos investimentos mais altos em um e-commerce. Ter variedade de itens e manter o estoque bem abastecido não sai barato. Mas negociar com os seus fornecedores e tentar obter algum desconto ou benefício pode te auxiliar neste processo de redução de custos. Também é interessante investigar os valores dos produtos de outros fornecedores ou, ainda, verificar se a compra de uma quantidade maior de itens diminuirá o preço da encomenda. Porém, não se esqueça de que é preciso planejar e entender se você pode comprar mais produtos do que o normal ou se aquilo te prejudicará, tanto em termos de investimento financeiro quanto em relação ao giro de estoque.
O marketing digital, quando bem planejado e executado, é um verdadeiro aliado para o aumento dos resultados do seu e-commerce. Mas também é um grande trunfo para reduzir alguns custos da sua loja virtual. Ao realizar ações e campanhas bem-estruturadas e assertivas, o custo para a aquisição de clientes diminui. Táticas de SEO (Otimização para Motores de Busca), por exemplo, são excelentes para conquistar um posicionamento melhor nos mecanismos de busca e, consequentemente, aumentar o tráfego orgânico, ou seja, a aquisição de usuários sem investimento em anúncios.
Determinadas operações do seu e-commerce devem ser automatizadas através de um sistema de gestão para otimizar o tempo dos seus colaboradores e trazer mais precisão e controle. Para isso, conte com um ERP. Ele integra e automatiza as operações, como: emissão de pedidos e notas fiscais, gerenciamento do estoque, aprovação e reprovação de pagamentos, expedição de pedidos, integração dos meios de pagamento etc. Apesar de ser necessário investir no sistema, você perceberá que os custos serão reduzidos. Isso sem mencionar que evitará prejuízos e a sua equipe terá tempo hábil para se dedicar a outras tarefas essenciais.
A figura de um Gerente de E-commerce fará total diferença na realidade da sua loja virtual. Ele tem a expertise necessária para traçar estratégias que otimizem as operações e é capaz de identificar os elementos que podem e devem ser melhorados para haver mais agilidade no dia a dia da empresa e, assim, reduzir gastos desnecessários. Ademais, está pronto para canalizar os investimentos naquilo que realmente vale a pena e buscar maneiras de proporcionar uma experiência cada vez melhor aos consumidores.
Agora que você já sabe o que fazer para reduzir os custos da operação do seu e-commerce, basta tirar todas as dicas do papel e materializá-las na realidade do seu negócio. Certamente, você alcançará resultados ainda mais expressivos.