Acompanhando as notícias sobre o mercado de meios de pagamento durante a pandemia, e observando as mudanças no comportamento do consumidor, uma pesquisa da Mastercard revelou que 77% dos brasileiros deixaram de utilizar papel moeda durante esse período, pelo fato...
Acompanhando as notícias sobre o mercado de meios de pagamento durante a pandemia, e observando as mudanças no comportamento do consumidor, uma pesquisa da Mastercard revelou que 77% dos brasileiros deixaram de utilizar papel moeda durante esse período, pelo fato do dinheiro ser um agente transmissor do vírus, logo os estabelecimentos comerciais estão se atualizando e buscando formas seguras para receberem estes pagamentos.
O TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) é um sistema integrado a automação comercial/PDV instalado no estabelecimento, onde todas as transações de pagamento ficam registradas. Esse sistema permite atender a necessidade de cada cliente para o recebimento de cartões de débito, crédito, carteiras digitais (QR code), vouchers, entre outros.
O estabelecimento comercial que opta pelo uso do TEF, além de aceitar cartões de diversas bandeiras, através das principais redes adquirentes, tem uma série de benefícios.
Dentre os principais podemos destacar a integração do TEF com carteiras digitais (pagamento com QR Code – que é uma das modalidades do pagamento sem contato), processamento online das transações, acesso a mais de 270 bandeiras e serviços, acesso aos relatórios web (controle centralizado das operações: por loja, dia ou adquirente, redução de fila nos caixas do estabelecimento (transações rápidas 3 a 4 segundos), aumento de produtividade dos caixas, clientes satisfeitos e muitos outros benefícios.
Nas transações de pagamento com carteira digital, o QR Code é fixo por ponto de venda, podendo ser apresentado em tela (digital) ou impresso sobre o balcão.
Quando o operador de caixa fecha o pedido ele seleciona no sistema a opção de pagamento por carteira digital e após o fechamento o cliente deverá utilizar seu smartphone para ler este QR Code, por meio do aplicativo do fornecedor da Carteira Digital (que já tem o seu cartão de crédito ou débito cadastrado), desta forma o valor aparece automaticamente para aprovação da transação.
Falando um pouco sobre as diferenças entre TEF e POS é importante lembrar que as maquininhas de POS foram as grandes responsáveis pela propagação do uso do cartão de débito e crédito, chegando a praticamente todos os estabelecimentos comerciais. Entretanto, algumas características tornam estes dispositivos limitados e hoje ele está perdendo espaço para soluções mais completas como o TEF.
As transações de TEF são realizadas com criptografia ponta a ponta oferecendo segurança na transação para o consumidor e para o lojista. A integração com o software de PDV é requisito para utilização dessa solução e a boa notícia é que a Data System e a Skytef oferecem esse serviço para lojas de calçados e roupas com todo apoio necessário antes, durante e depois da contratação.