O Natal 2020 se aproxima, uma das principais datas do varejo físico e digital, e inquestionavelmente, uma excelente oportunidade para atrair consumidores, gerar mais vendas e obter lucros significativos. Mas para garantir maiores faturamentos e aumentar as oportunidades, é fundamental...
E para os lojistas com canais de venda físicos e digitais, nada melhor do que utilizar a integração a seu favor e garantir um número maior de vendas. Neste artigo, você poderá conferir cinco passos, a fim de preparar suas lojas para a edição do Natal deste ano.
Antes de mais nada, é interessante saber o desempenho do comércio na edição do ano passado. Segundo um levantamento realizado pela Alshop – Associação dos Lojistas de Shopping -, em 2019 o varejo registrou um crescimento de 9,5% na data. Já em relação ao comércio eletrônico, especificamente, a Compre&Confie apontou um faturamento de R$ 14,1 bilhões, no período de 15 de novembro a 24 de dezembro, ou seja, um crescimento de 29,9% em comparação à 2018.
Em relação à 2020, as estimativas também são positivas. Primeiro, porque há uma ótima oportunidade para o comércio físico recuperar, de uma certa maneira, os altos prejuízos provocados pelo fechamento das lojas, durante o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Além disso, os pagamentos digitais como as carteiras e o pix, cresceram consideravelmente este ano, também se vê bastante beneficiado com o Natal 2020, sobretudo pela entrada de novos consumidores aos canais de venda on-line. Isso sem mencionar a liberação de parte do FGTS e o recebimento do 13º salário que tendem a movimentar mais a economia neste fim de ano.
Nada adianta ter boas oportunidades e não estar preparado para elas, portanto, para que isso não aconteça, confira a seguir os cinco passos para não perder excelentes vendas.
O Natal vem logo após a Black Friday, uma data que movimenta bastante o estoque das lojas físicas e virtuais, liberando espaço para os itens que serão comercializados durante a época natalina. Logo, é fundamental se atentar ao período de controle e planejamento do estoque para o Natal e à quantidade de cada item, para não perder vendas. Você mais do que ninguém conhece o seu cliente e o movimento que a data costuma gerar na sua rede de lojas, não deixe de levar em consideração o potencial e as projeções do evento para este ano.
O marketing digital é uma poderosa ferramenta para atrair os consumidores, não só no Natal, mas nas outras épocas do ano também. Logo no início de dezembro, comece a divulgar a sua campanha através de postagens nas redes sociais e e-mail marketing para a base de leads do seu e-commerce. Anúncios patrocinados no Google Ads e Facebook Ads também são bons aliados para atrair os consumidores em curto prazo.
Divulgue produtos relacionados à data, como kits com bom custo-benefício para presentear. Lembre-se: é essencial estabelecer a comunicação com antecedência, principalmente, as lojas virtuais. Até porque as pessoas querem presentear na data certa e existe o prazo de entrega que acaba sendo um empecilho em alguns casos, dependendo da época de aquisição dos produtos. Portanto, alerte seus clientes em relação a essa urgência. Também vale conceder uma condição especial atrativa, como frete grátis nas compras acima de determinado valor, no caso das lojas virtuais.
Se você possui lojas físicas e um e-commerce, é interessante integrar os canais de venda a fim de ter um diferencial competitivo, tanto no Natal, quanto em outras datas. Que tal oferecer a possibilidade do consumidor comprar um item na loja virtual e retirar na loja física mais próxima? Além de eliminar o frete, acaba com o tempo de espera para o produto chegar até a sua casa, vantajoso no caso dos consumidores que deixam suas compras para a última hora.
O atendimento, seja do SAC – no caso dos e-commerces – ou da equipe de vendas – em relação às lojas físicas -, é uma das maneiras mais eficazes de fidelizar clientes. Portanto, não deixe de treinar os profissionais desse setor, para atenderem com eficiência. No caso do do varejo físico, é natural contratar vendedores temporários devido ao aumento da demanda. Logo, é importante se atentar a excelência do atendimento, os vendedores são pontes de contato entre a marca e o consumidor, portanto, a maneira como atendem interfere diretamente no resultado das vendas, imagem da loja e fidelização dos clientes.
A maioria das compras para o Natal são presentes, sendo assim, oferecer embalagens especiais, sem cobrar nenhum valor à parte, é um ótimo diferencial, tanto no e-commerce, quanto nas lojas físicas. Os consumidores estão em busca de marcas que proporcionam boas experiências do início ao fim da jornada de compra, a embalagem entra em cena como a cereja do bolo, demonstrando um cuidado a mais da loja com os seus clientes.
Aproveite as dicas da M3, se prepare para otimizar as oportunidades de vendas, estabeleça estratégias ainda mais assertivas nas suas lojas e utilize os benefícios de um software especialista no varejo de calçados e roupas → assim os resultados do Natal serão melhores que o ano passado.