"Cuide de seu jardim e as borboletas virão até você" – Mário Quintana Confira o conceito da rotatividade, índice no Brasil e no varejo e dicas para diminuir esse pesadelo que assombra muitas lojas na atualidade. A rotatividade é um...
“Cuide de seu jardim e as borboletas virão até você” – Mário Quintana
A rotatividade é um pesadelo para o varejo. Para diminuí-la, além de necessário é importante investir no desenvolvimento das pessoas, e geralmente esse investimento é uma das primeiras despesas a serem cortadas nos momentos onde a coisa aperta. Tem uma frase que gostamos que é: para construir é necessário descontruir, por isso, imagine sua loja sem investimento em pessoas e também em estrutura, como ela seria?
O investimento em pessoas tem impacto direto na redução do turnover de sua empresa. Veja a seguir seu conceito, impactos e dicas para melhorar a rotatividade de sua loja.
Turnover é uma palavra em inglês que significa rotatividade, que, em tradução mais literal, pode significar “virada” ou “renovação”. É a relação entre o número de colaboradores contratados, desligados e o número total de colaboradores. É um dos índices mais importantes para a área de Recursos Humanos.
Seu conceito parece simples, porém é necessário ir além dos índices de rotatividade e compreender as causas e motivos de desligamentos, que podem ser tanto por fatores internos quanto externos.
O desligamento em si, pode ser um sintoma de que algo não está indo bem, porém é necessário tratar a causa para amenizar impactos em sua loja.
Se seu turnover é elevado, pode ser um indicador que sua empresa está perdendo talentos e consequentemente impactando no resultado final e estratégias da sua empresa.
O Brasil é o atual campeão em rotatividade de colaboradores, conforme pesquisa global da Robert Half realizada com 1.775 diretores de RH de 13 nacionalidades, sendo 100 brasileiros. No País, o turnover de colaboradores aumentou em 82% das empresas desde 2010, mais que o dobro da média mundial, que foi de 38%.
Fonte: https://www.catho.com.br/empresa-em-foco/brasil-tem-o-maior-indice-de-rotatividade
Mas qual é o índice ideal? Atualmente se fala em turnover sadio e não mais em turnover ideal, pois há uma variação de acordo com a realidade, os objetivos e as necessidades de cada negócio. Por isso, cabe a empresa alinhar qual a meta de turnover para sua organização de acordo com seu histórico.
Ranking de turnover:
1 – Tecnologia (Software): 13,2%
2 – Varejo e produtos de consumo: 13,0%
3 – Mídia & entretenimento: 11,4%
4 – Serviços profissionais: 11,4%
5 – Governo/educação/Organização sem fins lucrativos: 11,2%
6 – Setor financeiro e seguradoras: 10,8%
7 – Telecomunicações: 10,8%
8 – Combustível & energia: 9,7%
9 – Aero/auto/transportes: 9,6%
10 – Saúde e farmácia: 9,4%
Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/emprego/2019/03/22/interna_emprego,1040165/retencao-de-talentos-e-desafio-da-industria-de-tecnologia-em-2019.shtml
Principais motivos da rotatividade:
– Outra proposta de emprego mais atrativa e aquecimento de mercado
– Conflitos internos
– Falta de plano de carreira
– Salários abaixo do mercado
– Dificuldades de comunicação
– Falta de preparo das lideranças
– Baixa performance
– Metas inatingíveis
– Falta de evolução profissional
– Incompatibilidade com a cultura da empresa
– Cultura organizacional tóxica
– Dificuldades financeiras
– Contratações incorretas
– Redução de quadro
Sempre que há um desligamento na empresa, (demitidos ou por pedido de demissão), além do impacto financeiro, como custo com rescisão, férias a pagar, custo com a nova contratação, despesas com treinamentos, exames admissionais e demissionais há também outros “custos” que geralmente não são mensuráveis, mas que acarreta um prejuízo para a organização.
Quando há um índice elevado de rotatividade, a produtividade e os resultados tendem a cair, até uma nova contratação, pode haver sobrecarga de trabalho, acumulo de funções, tendo por consequência a desmotivação, podendo levar até faltas no trabalho e futuros afastamentos.
Além disso, perder um colaborador, significa perder o capital intelectual, ou seja, é a perda do patrimônio de conhecimento, de criatividade e inteligência, no qual visa gerar valor sustentável a longo prazo.
Uma empresa com alto turnover pode ter impacto em sua marca e reputação, podendo perder a conexão interna com seus clientes, dificultando novas negociações e até mesmo a encerramentos de carteira.
Como vimos, todas essas estratégias e programas, é cuidar do jardim para que seus colaboradores sintam-se preparados e engajados para exercer o melhor si, neste caso, todos ganham, o colaborador que se desenvolve, se desafia e cresce como pessoa e profissional, bem como sua loja, repleta de talentos pronta para enfrentar o desafio do mercado.
Contar com ferramentas de gestão que apoiem o vendedor e que apoiem a avaliação de produtividade de cada colaborador também um ponto que deve ser levado em consideração. A Data System tem soluções de mobilidade especialistas para vendedores, para atendimento e ferramentas de metas. Use isso a favor do seu negócio para ajudar na diminuição da rotatividade.