Toda a gestão da loja pode ser transformada em indicadores matemáticos para melhorar a performance no fim do mês: uma ferramenta de Business Intelligence é um meio para ajudar nesse objetivo O B.I. (Business Intelligence) é uma ferramenta poderosa, que...
Toda a gestão da loja pode ser transformada em indicadores matemáticos para melhorar a performance no fim do mês: uma ferramenta de Business Intelligence é um meio para ajudar nesse objetivo
O B.I. (Business Intelligence) é uma ferramenta poderosa, que pode aumentar as vendas. Na prática, a inteligência dos negócios, em uma tradução literal, permite criar recortes para análise de indicadores de grupos de lojas em diversas áreas e departamentos.
Com isso, a gestão de uma loja pode ser transformada utilizando dados para decisões ágeis e assertivas. O resultado prático é uma performance melhor no fim do período.
Considerando o grande histórico de movimentações de lojas do varejo de moda, não basta apenas gerar dados. Por esse motivo, o Business Intelligence contempla justamente coletar, analisar e apresentar de forma simples e prática informações do negócio para enriquecer e dar agilidade a tomada de decisão.
Com uma avaliação do B.I, é possível identificar oportunidades de otimizar o estoque, a forma de administrar o fluxo de caixa, o entendimento dos hábitos e perfil de consumo da base de clientes, entre outros. Por meio desta ferramenta, você consegue fazer com que sua loja da melhor forma possível, foque em resultados futuros olhando para dados históricos.
Na imagem abaixo veja quais frentes o B.I. USE Analytics que é especialista em lojas de calçados e roupas atua. Vale ressaltar que a ferramenta é exclusiva para clientes que utilizam o sistema de gestão Data System.
Você deve estar se perguntando “Qual a diferença entre os relatórios comuns e o Business Intelligence?”. Afinal, a maioria das lojas possui sistemas que geram dados.
Em geral, estes sistemas mostram giro de estoque, valor de ticket médio, meta atingida, tendências de vendas, performance da equipe, entre outros números. Neste contexto, o papel do Business Intelligence é justamente tratar e cruzar grandes volumes de dados transformando-os em diagnósticos para enriquecer a tomada de decisão. Com poucos cliques, você navega entre diversas informações cruzadas e tratadas para entendimento minucioso dos resultados conquistados.
Dessa forma, os indicadores acabam sendo caminhos para melhorar as vendas e os resultados. Portanto, o Business Intelligence permite uma análise aprofundada dos departamentos de estoque, compras, vendas, CRM e finanças. Você pode entender por exemplo, como está o giro de estoque: por meio do histórico cruzado de compras e vendas, é possível tomar uma decisão como repor, remarcar, transferir ou promover determinados produtos/grupo de produtos.
No setor de moda, por exemplo, essa gestão se faz essencial. De modo geral, quando se tem muitos produtos em estoque que não estão sendo vendidos, o resultado pode ser negativo, pois as roupas e calçados acabam saindo de moda ou mesmo depreciando.
Além disso, se o produto está em falta, o cliente pode buscar no concorrente, o que também resulta em prejuízo. Deste modo, quanto mais informações prontas para a análise, mais assertiva é a decisão tomada e o resultado final.
A Data System é uma empresa especialista em lojas de calçados e roupas que gera informações por meio de um sistema de gestão integrado ao B.I. que foi desenvolvido conjuntamente com lojistas atendendo necessidades bem específicas do segmento: Assista o vídeo de demonstração do Bussiness Inteligence agora
Veja abaixo algumas imagens da solução com informações fictícias:
O sistema Business Intelligence foi desenvolvido para ajudar na tomada de decisões em diversas áreas da sua loja. Por exemplo, para decidir sobre o estoque, você precisa avaliar vários fatores, como o tempo entre você comprar e a mercadoria chegar. Responder perguntas sobre o giro de estoque por faixas de dias é essencial para priorizar ações.
Na prática, você consegue saber com precisão quando precisa repor ou remarcar cada item e por qual motivo. A praticidade de visualizar informações vai além, pois você consegue ver qual tamanho de roupa ou grade de calçados vende mais ou qual marca ou departamento tem maior performance de venda.
Com a operação de loja e retaguarda rodando de forma estruturada e profissional (produtos categorizados corretamente, pedidos de compra com data de chegada informada, compras lançadas, pagamentos provisionados) o papel do gestor é olhar as informações e tomar as decisões com agilidade. Um exemplo básico: o B.I. vai te mostrar que as calças na cor preta, tamanho 38, vendem mais. Assim, você consegue ver se o estoque deste produto está condizente com as vendas projetadas ou não.
Caso você tenha poucas calças pretas no tamanho 38 e este é o seu produto mais vendido, você precisa comprar mais. Agora, se as calças brancas tamanho 36 estão paradas no estoque há mais de 90 dias, é um indicador de que não há giro, ou seja, é preciso tomar uma atitude e fazer alguma ação.
Abaixo veja uma imagem de análises do B.I. da Data System, que apresentam Dashboards com a indicação do giro de estoque especificadamente.
Com um clique em cima de algum indicador primeiro gráfico que fala sobre o giro de estoque por faixa de dias (por exemplo, 0 a 30), você pode se aprofundar facilmente sobre os números por estoque x venda, distribuição do estoque detalhado e estoque por departamento. Além disso, pode visualizar as informações pelo grupo de lojas geral, ou especificadamente de uma, duas ou mais lojas.
Assista o vídeo de demonstração do Bussiness Inteligence agora mesmo
Além de direcionar a tomada de decisões, o uso do Business Intelligence também evita e/ou soluciona problemas em sua loja. Na prática, você consegue evitar que o seu estoque envelheça, por exemplo, ou que as vendas caiam.
Assim, se você nota que os produtos estão parados há X dias, uma medida que pode ser tomada é mudar a estratégia de distribuição ou compras. Outra opção é comparar o desempenho de outras lojas e entender se alguma está com desempenho melhor, ao invés de fazer uma promoção, você pode promover a transferência mantendo o markup, outra ação é analisar se o produto está exposto na vitrine ou ambiente de loja da forma ideal, ações como capacitar a equipe para ampliar as vendas também precisa ser analisada.
E não pense que apenas ações do setor de compra e venda podem ser tomadas com base no B.I. A área de marketing e finanças também pode usar estes dados.
Então, a sua intenção é aumentar as vendas da sua loja, reduzir os risco, identificar as melhores oportunidades e tomar as melhores decisões, você pode contar com a Data System. O sistema oferece recursos e ferramentas que facilitam a gestão e crescimento, por ser especializado em lojas de calçados e roupas.
Mais do que informações específicas voltadas para o seu segmento, a Data System oferece um ERP completo e 100% Cloud. Com isso, é possível integrar diversas plataformas e contar com vários recursos.Entre eles, estão a facilidade de integrar e-commerce, venda delivery, pagamento por link, carteiras digitais, Pix e vale presente. Clique aqui para saber mais!