Enquanto muitos acreditam no enfraquecimento da loja física a pesquisa da Cognizant aponta, 82,4% dos varejistas acreditam no novo posicionamento do canal, considerado o NOVO PDV como essencial para o ecossistema das redes de lojas de calçados e roupas. Proporcionar...
Enquanto muitos acreditam no enfraquecimento da loja física a pesquisa da Cognizant aponta, 82,4% dos varejistas acreditam no novo posicionamento do canal, considerado o NOVO PDV como essencial para o ecossistema das redes de lojas de calçados e roupas.
Proporcionar o contato presencial do consumidor com a marca traz a oportunidade do vendedor converter um maior número de vendas, conseguir melhores resultados relacionados a TM (ticket médio), PA (produtos por atendimento), fidelização, entre outros. Para garantir uma jornada de consumo sem fricção, os compradores encontram o desafio de comprar certo, na hora certa e para o cliente certo.
Todo comprador é bombardeado de novas coleções em vários períodos do ano, principalmente nos meses antecedentes à mudanças de estações. É no ato de planejar quais produtos comprar, que se faz necessário responder dúvidas que podem garantir a saúde do estoque como:
Conquistar o giro de estoque desejado é a prioridade e meta dos compradores. Nesse processo, a tecnologia desempenha um papel essencial que objetiva disponibilizar a inteligência necessária para direcionar o departamento de compras na escolha do mix de produtos, distribuição, análise, preço e acompanhamento de desempenho.
Concluídas as compras, o desafio está no controle de estoque, reposição no tempo ideal, remarcação na hora certa, transferência entre lojas para suprir oportunidades de vendas, controle da margem, entre outros.
Para ajudar nesses desafios, existe uma inteligência chamada Semáforo de Consumo → uma funcionalidade destinada a rankear os produtos da sua rede de lojas num período prédeterminado, de acordo com o desempenho das vendas e giro de estoque, assim os envolvidos em compras, estoque, planejamento e chão de loja visualizam os resultados e estabelecem ações.
Na tela do sistema de Semáforo, você poderá fazer uma rápida análise visual de todas as lojas, grupos específicos ou individuais através das cores abaixo:
Vermelho: desempenho ruim, giro de estoque não esperado.
Amarelo: desempenho dentro das expectativas.
Verde: desempenho acima do esperado.
Além de ser um sistema utilizado como ferramenta de gestão estratégica para ajudar na interpretação de dados com velocidade, o Semáforo de Consumo também deve ser utilizado pelo gerente de loja, para acompanhar por exemplo:
É importante definir quais são os indicadores ideais para cada integrante da rede de lojas acompanhar. Por meio da ferramenta, o comprador acessa informações para analisar markup, média de vendas no período e sugerir novas ações.
Na imagem abaixo, o relatório demonstra se um produto teve o desempenho esperado nos primeiros 30, 60 ou até 300 dias de estoque e caso necessite, indica um reajuste de preço dentro da campanha com o objetivo de não prejudicar o faturamento; outra ação possível, consiste no fato de uma loja precisar de mais unidades do que o programado e receber uma transferência de outra unidade onde tal produto teve um desempenho inferior.
Para facilitar a gestão das compras de redes, ter um controle de estoque multilojas é o primeiro passo para ganhar velocidade no acompanhamento do desempenho de produtos. O semáforo de consumo consolida números e apresenta de forma simples e intuitiva (no computador e smartphone) uma sugestão de qual caminho seguir para conquistar o melhor resultado.
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