No dia 15 de março é comemorado o dia do consumidor, a data vem ganhando popularidade nos últimos anos e já é reconhecida pelas promoções especiais. Veja como trabalhar o período na sua loja de roupas e calçados! Quem trabalha...
No dia 15 de março é comemorado o dia do consumidor, a data vem ganhando popularidade nos últimos anos e já é reconhecida pelas promoções especiais. Veja como trabalhar o período na sua loja de roupas e calçados!
Quem trabalha no segmento do varejo de moda, está sempre em busca de novidades para os seus clientes. Sejam as peças com as cores da estação, a última tendência do Tiktok ou aquela ação que atraia mais clientes para seus corredores.
O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, é uma dessas excelentes oportunidades para estreitar laços com seus clientes e impulsionar suas vendas. Para que sua loja se destaque e ofereça uma experiência única, reunimos cinco dicas práticas que podem ser facilmente implementadas. Confira!
Em um mercado cada vez mais competitivo, personalizar a experiência de compra pode significar a diferença entre um cliente fiel e um que nunca mais volta. Utilize os dados de compra anteriores para criar ofertas sob medida; isso mostra que você valoriza o cliente como indivíduo.
Se um cliente frequentemente compra roupas de uma determinada cor ou estilo, por exemplo, envie um e-mail marketing personalizado ou uma mensagem no WhatsApp sugerindo produtos similares que estarão em promoção no Dia do Consumidor. Isso não apenas aumenta as chances de venda, mas também faz com que o cliente se sinta especial e compreendido.
Crie e divulgue promoções exclusivas para o Dia do Consumidor, como descontos progressivos, combos (compre um e leve outro com desconto) ou brindes em compras acima de um certo valor. Certifique-se de que essas ofertas sejam atrativas e comuniquem valor ao cliente, incentivando não apenas a compra como também a repercussão da promoção.
Quer mais um exemplo? Imagine uma promoção “Compre uma calça jeans e ganhe 30% de desconto em qualquer camiseta”. Essa oferta não apenas impulsiona as vendas de um item de maior valor (a calça jeans), mas também incentiva os clientes a comprar mais produtos, aumentando o ticket médio da compra.
Para lojas que operam tanto fisicamente quanto online, é importante oferecer uma experiência de compra coesa em todos os canais. Garanta que as promoções sejam consistentes em todas as plataformas e que o processo de compra seja o mais fluido possível, desde a pesquisa online até a compra na loja física, e vice-versa.
Se um cliente adicionar produtos ao carrinho em seu site, mas decide finalizar a compra na loja física, garantir que ele receba o mesmo desconto ou promoção em ambos os canais é um excelente exemplo de integração. Isso pode ser facilitado através do uso de um código promocional único ou de um sistema de gestão integrado.
Utilize as redes sociais para engajar seu público antes, durante e após o Dia do Consumidor. Compartilhe conteúdos exclusivos, como bastidores da preparação das ofertas, e incentive seus seguidores a compartilharem suas experiências de compra com uma hashtag específica ou marcando a loja em fotos e vídeos das compras. Isso pode ampliar o alcance de sua marca e criar uma comunidade mais engajada.
Você pode aproveitar as suas plataformas e criar uma série de vídeos curtos, cada um destacando uma peça de roupa ou acessório que estará em promoção no Dia do Consumidor. Em cada vídeo, inclua dicas de estilo ou sugestões de como combinar a peça com outros itens. Incentive os seguidores a marcar amigos nos comentários que combinam com o estilo apresentado ou que gostariam da promoção. Isso não só aumenta a visibilidade do seu conteúdo e produtos como também promove uma interação orgânica entre os usuários e sua marca.
Garanta que sua equipe esteja preparada para oferecer o melhor atendimento possível, tanto online quanto na loja física. Treinamentos focados em técnicas de venda consultiva e empatia podem fazer a diferença na experiência do cliente. Além disso, um pós-venda ativo, agradecendo aos clientes pela compra e oferecendo suporte para qualquer dúvida ou problema, reforça a relação com o cliente e promove a fidelidade à marca.
Treine sua equipe para reconhecer sinais de clientes indecisos ou que precisem de ajuda, oferecendo sugestões personalizadas baseadas em observações ou em informações prévias do cliente. Após a compra, um simples email ou mensagem no whats agradecendo ao cliente pela preferência e oferecendo assistência pós-venda pode fortalecer a relação com o cliente e incentivá-lo a retornar.
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