Qual é uma das maiores preocupações dos lojistas? Otimizar as vendas da sua loja de roupas e calçados. Agora, uma boa gestão faz parte da estratégia de sucesso, responsável por ajudar na evolução de todas as áreas de uma loja...
Qual é uma das maiores preocupações dos lojistas? Otimizar as vendas da sua loja de roupas e calçados. Agora, uma boa gestão faz parte da estratégia de sucesso, responsável por ajudar na evolução de todas as áreas de uma loja física, desde a escolha do fornecedor até a avaliação dos resultados.
Diante de um papel tão estratégico, a gestão precisa de uma boa ferramenta, em especial um Sistema ERP especialista no segmento, encarregado de integrar toda a operação de loja e otimizar ações, dentre elas, apoiar o seu time de vendas, mas o que podemos fazer?
Primeiramente, a meta de venda reflete o desejo dos lojistas, muitas vezes manifestada pela tradicional frase ‘a loja tem que crescer’. Enquanto desejam maiores vendas, na hora de entender a lógica por trás dos números, muitos possuem incertezas quanto aos próprios objetivos porque falta um software capaz de mostrar com facilidade um diagnóstico preciso da loja, com projeções de acordo com o cenário do estabelecimento.
Sabe qual risco se corre ao determinar uma meta de vendas sem embasamento? Ou a loja pode vender muito mais do que sonha, ou os números estão acima da realidade → dois cenários comuns no segmento. Por exemplo, tem lojista que deseja um aumento de 10% quando tem potencial para 15%… Outras estabelecem 10%, quando na realidade conseguem apenas um progresso de 8% devido a ajustes em estoque, ponto de venda (PDV), mix de produtos, entre outros.
Percebe como na maioria das vezes falta um cálculo de maior precisão, estatístico, de indicadores de gestão macro para provar que os objetivos são alcançáveis. Desse jeito, o gestor de lojas de roupas e calçados tem evidências para apresentar com clareza ao seu time, que entende a real probabilidade de alcançar os objetivos e alinhar ações. Caso contrário a equipe sofre pressão para melhorar sem entender seus principais indicadores de desempenho como ticket médio, peças por atendimento (PA), etc. Afinal de contas, todo vendedor quer conquistar clientes, bater metas, melhorar sua performance, conquistar prêmios e comissões, mas para isso o gestor precisa apontar o caminho.
Existem quatro pilares essenciais para prestar atenção e desenvolver estratégias de vendas eficazes que convertem metas em resultados.
A ausência de um Sistema ERP do varejo de moda faz o gestor perder tempo à procura de informações que um software especialista fornece automaticamente → cadastro de produtos com categorização completa, giro de estoque, semáforo de consumo, inteligência open to buy (OTB), análises de compras, demonstração do resultado do exercício (DRE) são alguns exemplos de indicadores que uma ferramenta focada no segmento fornece com precisão.
Pode parecer óbvio, mas saber o ponto de partida, o destino e onde se quer chegar exige planejamento estratégico. Nesse caso, conhecer a cobertura de estoque, layout da loja, entender o desempenho das vendas por departamento, índice de recompra de clientes, fazer um inventário com código de barras e relatórios de fluxo de caixa o ajudam a entender a situação do estabelecimento para então determinar objetivos pautados em dados e análises de cenários.
Pessoas transformam negócios… Os profissionais da sua loja precisam de capacitação, aprender novas técnicas de vendas para calçados e roupas, treinamento de produto, atendimento ao cliente, melhorar os pontos fortes, assim ao ter domínio sobre suas funções, ter uma ferramenta especialista e uma estratégia assertiva aumentam as probabilidades de atingir resultados.
A gestão do dia-a-dia ajuda no monitoramento dos resultados, com isso o lojista consegue fazer ajustes necessários para garantir a meta no final do mês. Por exemplo, através do ticket médio o vendedor entende se a performance no departamento está favorável para atingir os resultados; o PA também sinaliza se o profissional sabe estimular o cliente a adquirir itens adicionais na hora da compra.
Essas dicas ajudam o lojista a melhorar a gestão da equipe e o desempenho nas vendas, pois um time integrado, de expectativas alinhadas, preparado para vender e com uma sistema específico para loja de calçados e roupas, todos possuem acesso à ferramentas diferenciadas, que facilitam a captação e interpretação dos dados da loja.