Marca de streetwear quer atingir 15 estados brasileiros; ainda em 2022, a expectativa é dobrar o número de lojas A Labellamafia acaba de anunciar um novo plano de expansão: operar cerca de 300 franquias até 2024. Como braço tecnológico para...
Marca de streetwear quer atingir 15 estados brasileiros; ainda em 2022, a expectativa é dobrar o número de lojas
A Labellamafia acaba de anunciar um novo plano de expansão: operar cerca de 300 franquias até 2024. Como braço tecnológico para ajudar nesse processo, a Data System, empresa líder no desenvolvimento de software para o varejo de calçados e roupas, entra como braço direito da marca de streetwear.
Somente em 2021, a companhia abriu 17 franquias e espera dobrar esse número até o final de 2022, atingindo 15 estados do país. O foco para daqui a dois anos (até 2024) é atingir shoppings, capitais e cidades com mais de 250 mil habitantes.
O fundador da Labellamafia, Giulliano Puga, explica que com a implantação do sistema de gestão da Data System, a empresa começou a ter uma visão 360 do franqueado, no qual consideram um parceiro estratégico. “A partir dessa tecnologia em nossas lojas, podemos analisar os KPI’s das vendas, ticket médio, abastecimento, cobertura de estoques. Como resultado positivo conseguimos melhorar a gestão de cada loja, e consequentemente, dar o suporte necessário para ajudá-las a atingirem seus objetivos e metas”, explica Puga.
Basicamente, o sistema de gestão ERP/PDV 4.0, é uma plataforma que além de oferecer soluções tradicionais dos pontos de venda (PDV’s), como caixa, controle de metas de vendas, crediário e vale presente, também faz a gestão completa para gerenciamento de estoque, CRM, compras e financeiro, extrai dados e relatórios desenvolvidos especificamente para o setor, possibilita a integração com diversas plataformas, como: e-commerce, contador de fluxo de pessoas, pagamentos digitais como PIX, link, criptomoedas e carteiras digitais, entre outros.
Rodrigo Roland, CEO da Data System, explica que o sistema de gestão é especialista em calçados e roupas e atende exclusivamente franquias, multimarcas e monomarcas. No caso da Labellamafia a implantação do sistema é direcionado para as franquias, que estão espalhadas em oito estados brasileiros: Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Maranhão e Distrito Federal.
“O PDV 4.0 é conectado a toda rede de franchising da marca, desta forma, com as informações do sistema é possível realizar ações práticas, como: giro de estoque, ranking de produtos mais vendidos, análise de meta da loja e vendedores, indicadores comerciais comparando o resultado de outros períodos, descobrir o índice de recompra dos clientes e a implantação de um programa de fidelidade com cashback. Além disso, é possível consultar informações das franquias em tempo real, visto que o armazenamento do banco de dados é em nuvem”, comenta.
Os franqueados da companhia podem usufruir de benefícios que o sistema de gestão oferece, como: otimização de tempo, acesso a informações para apoiar a tomada de decisão e traçar estratégias que sejam mais efetivas para alcançar as metas estabelecidas no mês, disponibilidade de ferramentas específicas para o varejo de moda, além de ter um parceiro em constante evolução tecnológica para entregar os melhores resultados de gestão.
Atualmente, a marca trabalha com coleções de 600 referências, divididos em um mix nas linhas: fashion, fitness, beachwear, calçados e acessórios. Além disso, a marca está presente em 1,2 mil pontos de venda (pdv’s) em todo o Brasil.
Para 2022, a marca tem como objetivo continuar com o plano de expansão em lojas exclusivas e franquias em todas as regiões do Brasil. “A utilização do sistema ERP/PDV 4.0 e das oportunidades que ele entrega, vai auxiliar na gestão do nosso cliente e acelerando a venda no sellout”, comenta Giulliano.
Ainda esse ano, cerca de R$10 milhões serão investidos na reestruturação de canais (franquias e internacional), além de aquisições que possam diversificar o mix de produtos da marca. Diante desses movimentos, o grupo pretende crescer no mesmo ritmo dos últimos dois anos, no qual a marca triplicou seu faturamento anual, entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021.
A companhia anunciou que está realizando uma revisão dos processos e canais, para que em 2023, grande parte do faturamento da Labellamafia seja proveniente de dois pilares: franquias e internacional. Já para o atacado nacional, ou seja, multimarcas, a expectativa é aumentar em 50% a carteira de novos lojistas até o fim deste ano.
“Quando o assunto é tecnologia, vale ressaltar que fizemos contato com várias empresas de software e na apresentação percebemos que a Data System detém os melhores atendimento e experiência de PDV em varejo e franquias, além do preparo para proporcionar ao lojista o omnichannel, que era uma das nossas premissas para a escolha do sistema, pois queremos implantá-lo em breve”, aponta Puga.
O fundador da Labellamafia ainda aponta que sentiram na Data System a confiança e vontade de querer crescer junto, em parceria. “Conseguimos afirmar que o ERP vai impactar 100% positivamente toda a operação da marca, em relação ao sistema que usávamos anteriormente”, finaliza.
Fundada pelo jovem empreendedor e estilista Giuliano Puga, a Labellamafia ganhou destaque desde 2012 como uma das principais marcas fitness do mundo, apesar de seu DNA ser streetwear. Isso se deve a uma série de criações do então estilista Giulliano, aliadas a estratégias de Growth, usando marketing digital e marketing de Influência através da também sócia Alice Matos ( influenciadora de fitness e ex-atleta de bodybuilding). Criada em 2007, a empresa possui mais de 1.000 pontos de vendas no Brasil incluindo lojas próprias, franquias e multimarcas, além de estar presente em mais de 40 países. Em 2012, a empresa iniciou a expansão internacional, além das franquias no Brasil, a Labellamafia reúne outras em Miami, Alemanha, Suíça, Panamá, Rússia e Austrália.
Sobre a Data System
Há quase 30 anos no mercado de varejo e tecnologia, a Data System é líder no desenvolvimento de softwares para lojas de calçados e roupas – que movimenta mais de R$7 bilhões em vendas por ano. Possui mais de 3 mil clientes por todo o país, com grandes varejistas no leque como: Constance Calçados, Mundial Calçados, Martinez, Estrela Lojas, Labellamafia, entre outras. Além disso, em 2021, a empresa foi considerada um dos melhores lugares para se trabalhar com Tecnologia de Informação (T.I) no Brasil, de acordo com a GPTW. Saiba mais em: https://www.datasystem.com.br/