As louças estão nos armários da cozinha, talheres na gaveta, sofá na sala e roupas nos armários do quarto de cada um. Imagine se estes itens estivessem distribuídos “sem cadastro”, e somente uma pessoa soubesse onde cada coisa está? Como...
Quanto maior a quantidade de características que compuseram o cadastro de produtos, maior será amplitude de olhar para agir com foco, e aí então, encarar o planejamento de compra como uma ferramenta de resultados.
O consultor, Ronald Kellermann, que tem experiência consistente no campo de vendas e tecnologia diz que base para entendermos qualquer novo cliente é análise de histórico de performance, e esta análise só é possível com banco de dados corretamente abastecido, conforme ele compartilha abaixo:
“Vivemos no meio da “era das informações”, um momento em que a análise de dados pode determinar a direção e consolidar o sucesso de uma empresa. Na era digital, conhecer seus clientes em um nível mais pessoal é a maneira mais eficaz de desenvolver comunicações de marketing, relatórios de atendimento ao cliente ou iniciativas que ofereçam valor genuíno e produzam resultados reais. Ao gerenciar os dados do cliente da maneira certa, você poderá obter recompensas incríveis.
Porém, existe uma etapa anterior e fundamentalmente importante neste processo de gerenciamento de dados digitais: o correto cadastro de seus produtos no seu sistema de gestão.
Não importa se sua loja vende 10 produtos ou 10.000, você tem muitos dados do produto para acompanhar. De SKUs a descrições, imagens, preços, fornecedores, informações de quantidades de remessa e muito mais – os varejistas podem colocar até 200 atributos a cada produto vendido. Tudo isto precisa ser muito bem gerenciado, com excelente e perfeita qualidade da informação”
Cadastro de produtos e e-commerce
Numa eventual estratégia de e-commerce de sua loja, esta base de dados de produtos torna-se ainda mais importante. Através dela, os clientes online irão acessar todas as características daqueles produtos que estão à procura. Portanto, sem o cadastro de produto ideal seu alcance digital será prejudicado.
O que você pode fazer hoje?
Vá em frente, aproveite períodos de entressafra e colaboradores que se identificam com esta atividade para colocar as mãos na massa. Algumas das atividades que você pode fazer neste tempo ligadas a base de dados de produtos incluem:
Os sistemas de gestão especialistas apresentam flexibilidade para a inclusão de informações pertinentes a cada negócio. Para o varejo de calçado, compartilhamos algumas sugestões de características:
Já no calçado feminino poderia ser sapatilha, sandália rasteira, sandália salto, sandália de traseiro aberto ou fechado, tamanco rasteiro, tamanco anabela, sandália plataforma, sapato salto alto, sapato salto médio, bota salto baixo, bota salto baixo, bota cano longo, bota cano curto, coturno, tênis casual, tênis performance, e por aí vai, conforme sua região e necessidade da sua loja.
Compartilho abaixo uma planilha base que usamos para coleta de informações através do ERP (sistemas especialistas em lojas de calçados e roupas tendem a ter esse relatório pronto) com o objetivo de fazer planejamento estratégico:
Falar de evolução na gestão dos cadastro pode soar uma questão delicada para alguns negócios, principalmente quando o dono da loja tem “todas as informações na cabeça”. É importante considerar que a assertividade nas compras que pode dar certo hoje no feeling, poderia ser ainda melhor. É preciso estar preparado.
O cadastro de produtos está incompleto, e agora?
Não se sintam culpados ou desmotivados se sua loja não tem o cadastro de produtos completo, a melhor maneira de mudar este cenário é começar a agir diferente a partir de hoje. Se o volume de itens for alto, avalie a possibilidade de ter uma pessoa exclusiva para isso.
Tenha segurança de que quando começar a usar os dados de cadastro para planejamento estratégico de compra essa atividade irá trazer resultados positivos e melhores resultados.
Quanto melhor a qualidade das informações para analisar o histórico de vendas e decidir o que comprar, melhor pode se tornar o alinhamento da equipe na construção de resultados saudáveis. Engaje sua equipe nesta missão, com certeza todos buscam oportunidade de crescimento, está no seu papel mostrar que este crescimento pode vir através de resultado!
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