Após falarmos de pontos mais técnicos e de sistemas, precisamos também falar do que é essencial para operar a loja virtual. Listamos os itens que devem ser pensados e avaliados a fundo para o sucesso de vendas online: Produtos cadastrados...
Esses pontos listados acima são pontos básicos que devem ser levados em consideração quando pensamos em abrir a nossa loja virtual, claro que podemos começar uma operação online aos poucos, mas para que tenha sucesso precisamos cumprir estas etapas.
Marketplace é uma boa?
Como falamos no início do artigo, o www não é a única maneira de vender online. Caso seu negócio opere de maneira mais simples, você pode optar por iniciar seu canal de venda online em marketplaces já conhecidos (Mercado Livre, B2W, Magalu, entre outros).
Os marketplaces são como os nossos shoppings: já são conhecidos, já atraem público e cobram um percentual pelas vendas (geralmente tem uma taxa de serviço alta). A vantagem aqui, além de não precisar fazer campanhas de marketing para atrair novos clientes, é que o pagamento é processado pelo próprio marketplace e você recebe o valor das vendas já com o desconto da taxa de serviço em períodos pré-determinados. Você pode disponibilizar os produtos manualmente (com foto, descrição e preço) ou integrar a sua loja virtual, caso você já tenha uma.
O e-commerce trabalha sozinho?
O mais importante quando pensar em vender online é ter em mente de que a loja virtual (ou o canal de venda) não trabalha sozinho. Assim como em uma loja física é necessário esforço e dedicação para sempre trazer novidades e atualizar a vitrine (que no caso do site é o banner principal da página). Imagine que um cliente que passa na sua loja física e enxerga sempre a mesma vitrine, acaba se acostumando que “nunca tem novidades” e perde a vontade de voltar a olhar para a sua loja. O mesmo acontece no digital. A criação de conteúdo e as novidades devem ser periódicas e constantemente comunicadas ao seu público.
Em outro artigo aqui no blog falamos sobre CRM e a importância de entender quem é o nosso público e qual é a interação dele com a nossa marca para criarmos estratégias certas de atração e retenção. Para o digital a importância é a mesma, e é até mais fácil identificar quem interage conosco em redes sociais, site e e-mail.
No próximo artigo vou quais são os principais indicadores de mercado que devemos acompanhar no e-commerce, bora conferir?