Quanto você já investiu, acreditando que um único sistema resolveria todos os problemas da sua empresa? Quem nunca sonhou com um cérebro que resolvesse tudo? Integrando seu caixa com financeiro, clientes, devoluções, e-commerce, estoques, regras fiscais e se não for...
Quanto você já investiu, acreditando que um único sistema resolveria todos os problemas da sua empresa? Quem nunca sonhou com um cérebro que resolvesse tudo? Integrando seu caixa com financeiro, clientes, devoluções, e-commerce, estoques, regras fiscais e se não for pedir muito, folha de pagamento.
Quando fui convidado a escrever este artigo, logo pensei em falar da minha visão sobre o varejo/tech, todos gostam de ouvir histórias de como a tecnologia ajuda a construir coleções, reduzir estoques, captar intenção de compra, aumentar a fidelidade e por aí vai, mas preferi não falar do que deu certo e compartilhar um pouco da postura que adotamos, porque muita coisa deu errado e isso é fundamental.
Não estamos falando apenas de tecnologia, estamos falando de processo e modelo de negócio, do que você tem feito de diferente. E a resposta não está em encontrar a melhor solução, e sim, não parar de procurar. Novas ideias, são como novas coleções, você compra diversos modelos, erra alguns, acerta outros e sempre tem o best seller. Se você iniciar uma coleção, apostando todas suas fichas em um único produto, é muito mais provável que erre.
Não vim dar lição de empreendedorismo muito menos fazer um texto de auto ajuda, até porque não carrego títulos para tal, mas existem duas palavras que funcionam para mim e caminham juntas com a mesma importância para o meu negócio, conhecimento e foco.
Uma das frentes que me traz conhecimento é participar de discussões e projetos onde meu objetivo não é apenas sobre o tema, mas principalmente sobre as pessoas envolvidas, o que faz determinada pessoa pensar daquela maneira, qual a lição que tenho a aprender e porque naquele mercado as negociações, prazos, etc… funcionam diferente do meu. E a outra frente, é estar sempre em contato com instituições que pensam no futuro do meu mercado, onde 90% das palestras e ideias são “futuristas” e ainda não aconteceram (e muitas nem vão acontecer)… Esse é o meu “gerador” de novas ideias.
Na iNBOx temos novas ideias todos os dias e costumo considerar uma boa ideia ou pelo menos investir um pouco mais de tempo (meia hora, uma hora…) naquela que eu acordo no dia seguinte ainda com ela na minha cabeça e então considero principalmente se tem a ver com meu negócio, depois, tempo de implantação, esforço, pessoas envolvidas e claro expectativa de investimento e resultado. Daí sobram algumas para colocar em pratica, muitas dão errado porque se provam ruins em algum aspecto que a gente não conhecia. Esse processo deve acontecer também com os gestores de cada área e com (principalmente) ideias de custo muito baixo. Liberdade, autonomia e permitir o erro. Em qualquer cenário será positivo, ou erramos e aprendemos com uma ideia que parecia boa ou dá certo.
Então acredite, a principal solução vem de dentro, esse sistema, único e revolucionário, que conecta todas as pontas através de um poderoso comando de voz está acessível a todos. Essa plataforma é você e o comando deve ser sempre: ok vamos tentar.