Principais problemas de lojistas estão relacionados a três pontos, mas ferramentas ajudam a trazer soluções e reduzir riscos Em geral, os lojistas enfrentam desafios em três áreas no dia a dia do negócio. A primeira é nas vendas, que podem...
Principais problemas de lojistas estão relacionados a três pontos, mas ferramentas ajudam a trazer soluções e reduzir riscos
Em geral, os lojistas enfrentam desafios em três áreas no dia a dia do negócio. A primeira é nas vendas, que podem cair e gerar prejuízos. A segunda é saber para onde foi o dinheiro. Por fim, a mais temida é cuidar do estoque e fazer compras.
Além de serem os maiores desafios, se o lojista não souber administrar as áreas, estes pontos podem se tornar grandes problemas. Portanto, é preciso apostar em ferramentas que tragam soluções e reduzam riscos nestes pontos.
Afinal, por que os lojistas enfrentam desafios nestas áreas?
Porque estes são os pilares da gestão de um negócio, além da equipe que também é essencial.
Então, cuidar das compras, vendas e do setor financeiro é essencial. Assim, ao dar atenção a estes pontos, você garante o sucesso da sua loja.
Agora que você já sabe para onde olhar para evitar problemas e obter sucesso, vem uma questão… Como administrar compras, vendas e finanças do negócio?
Em primeiro lugar, você deve conhecer as métricas, indicadores e ferramentas que trazem soluções para cada área. Portanto, vamos detalhar cada uma delas para otimizar a gestão da sua loja.
As compras impactam diretamente nas vendas e no financeiro. Primeiro porque comprar significa investir um capital em estoque para que isso gere lucro, ou seja, resultado.
O objetivo de qualquer loja, em primeiro lugar, é gerar lucro. Então, para lucrar, é preciso entender a relação entre compras e vendas.
Ao investir em estoque, é preciso fazer um bom planejamento de compras. Caso contrário, o lojista pode cometer erros que afetam o negócio.
Desta forma, é preciso priorizar alguns pilares na hora de comprar. Primeiro, o lojista deve dimensionar categorias e profundidade.
Na prática, é necessário fazer uma análise de quantidade de categorias. Em seguida, avaliar a quantidade de modelos, marcas, tamanhos, cores entre outros aspectos.
Toda loja tem departamentos com categorias. Mesmo que seja uma loja pequena. Isso significa que esta lógica se aplica a todos os negócios.
Por exemplo, em uma loja de roupas e calçados, você pode categorizar por tipo de produto, modelo, se é masculino ou feminino etc. Também pode separar os acessórios das peças, caso você venda bolsas, cintos e itens semelhantes, por exemplo.
Quando se faz compras sem planejar, mesmo que a loja seja de pequeno porte, há o risco de comprometer em excesso o caixa com estoque. Portanto, o resultado pode ser um grande problema financeiro.
Se o erro na hora de comprar é o tipo de modelo ou marca do produto, não há grandes problemas. Basta corrigir e seguir. Entretanto, quando o lojista erra na quantidade, os riscos são maiores.
Por um lado, a loja pode sofrer com falta de mercadoria, que é a chamada ruptura de estoque. Assim, o cliente acaba não encontrando o que busca e você perde vendas.
Outra possibilidade é o contrário, pecar pelo excesso. Nestes casos, quando se compra demais, o impacto será direto no caixa.
Para acertar, é preciso saber sobre gestão de estoque e ter ferramentas adequadas para mapear a necessidade real de fazer compras. Com isso, você evita comprar a mais ou a menos.
Ao usar as ferramentas corretas, o lojista consegue obter informações essenciais. Entre elas estão a cobertura, a proporção por categoria, a participação de cada categoria no faturamento, entre outros indicadores.
Também é possível analisar por faixa de preço, entre outros critérios. O mais importante é contar com um sistema especialista para alavancar a sua loja!
Como tudo é ligado, as compras impactam diretamente nas vendas e, portanto, no financeiro.
Para fazer uma boa gestão financeira, é preciso conhecer o fluxo de vendas. Afinal, não se tem despesas com embalagens e impostos, por exemplo, sem vender.
Então, para a gestão financeira, os gastos variáveis são secundários. O mais importante é conhecer as despesas fixas, que independem das vendas.
Assim, é possível calcular margem bruta, margem de contribuição e margem líquida. Estes conceitos são fundamentais para uma boa gestão financeira.
Também é preciso entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade. A primeira é o resultado do faturamento. Ou seja, “quanto sobrou”.
Por sua vez, a rentabilidade mostra a capacidade que a loja tem de gerar retorno a partir dos investimentos.
Portanto, informação e ferramentas são essenciais para uma boa gestão financeira.
Além disso, os lojistas devem pensar em planos de pagamento. Afinal, o que muitos não sabem é que vendas à vista não são as melhores opções para faturar e aumentar o lucro da loja.
O tipo de venda que uma loja faz impacta diretamente no financeiro. Portanto, o lojista que quer obter sucesso tem que criar estratégias.
Não só as estratégias devem focar em vender muito, mas em como vender da melhor forma. Assim, é preciso calcular o retorno por categoria, levar em consideração a cobertura do estoque, os tipos de pagamento, entre outras variáveis.
Existem ferramentas que levantam informações para fazer a gestão de categoria, planejamento de verbas de compra para potencializar o giro, entre outros dados. Assim, as vendas são otimizadas.
Ao obter os indicadores, você consegue trabalhar em metas. Assim, consegue otimizar as vendas, além de prever o quanto vai vender. Portanto, um sistema especializado em lojas do seu segmento é fundamental.
Para o segmento de calçados e roupas, a Data System tem especialidade. Há mais de 26 anos no mercado, a empresa possui mais de 3.500 lojas, incluindo grandes redes, franquias e pequenos negócios, com tecnologia de ponta.
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Por fim, com todos os dados reunidos em um sistema, você consegue otimizar as compras, vendas e, por consequência, melhorar a saúde financeira da sua loja.
O próximo passo é capacitar o gerente da loja para distribuir as tarefas e treinar o time. Assim, todos ficam alinhados com base nos indicadores do negócio, com um único objetivo: gerar lucro por meio de boas compras, boa gestão financeira e muitas vendas!